quinta-feira, 22 de abril de 2010

ESCOLA MAIS ACESSIVEL AOS ANEE



  •           Foi instalado dois corrimãos na rampa principal de acesso à escola para garantir uma melhor acessibilidade aos alunos portadores de necessidades educacionais especiais.Além deste projeto foram construídos pequenas rampas de acesso aos diferentes setores da escola e adaptado um banheiro com um padrão muito bom. Este projeto recebeu investimentos do PDE em parceria com a Prefeitura Municipal de Equador com empenho direto do excelentíssimo prefeito Dr. Vanildo Fernandes Bezerra que não mediu esforços para que a Escola Municipal Presidente Costa e Silva se tornasse por enquanto a Escola Mais Acessível da Cidade

ESCOLA FOI TOTALMENTE REFORMADA

              Escola Municipal Presidente Costa e Silva foi totalmente reformada para atender melhor seus alunos. A biblioteca foi totalmente adaptada e recebeu um novo piso e cobertura, tornando-se mais atrativa e organizada. Nessa reforma também o destaque ficou por conta dos pátios com um novo visual e com rampas para garantir a acessibilidade dos alunos portadores de necessidades especiais. Toda a escola passou por esta grande reforma graças ao empenho direto do excelentíssimo prefeito DR. Vanildo Fernandes Bezerra que não mediu esforços para que a escola ficasse atrativa para os educandos e a comunidade escolar e garantisse um ensino de qualidade para todos. Nessa reforma ainda foram utilizados recursos do PDE no valor de R$ 2.590,00, dinheiro que foi pago a construtora SOL SERIDÓ.

EQUIPE TÉCNICO-PEDAGÓGICA VISITA FAMÍLIAS

       Com o intuito de erradicar a evasão escolar, a direção juntamente com a coordenadora do 6º ao 9º ano já iniciou as visitas às famílias cujos filhos não estão freqüentando as aulas assiduamente.Os resultados dessas visitas têm sido positivo no sentido de que alguns casos já foram resolvidos tanto em relação a volta dos alunos, como também havendo transferência em parceria com outras escolas;
Por: Maria Bernadete Santos

REFORÇO ESCOLAR EM AÇÃO



           Sabemos que a alfabetização é um terreno para onde convergem os olhares da sociedade. Também sabemos que nem tudo transcorre bem nas classes de alfabetização. Sendo assim, precisamos planejar para esses alunos que precisam de um reforço maior, atividades significativas, desafiadoras, produtivas, lúdicas, onde surjam situações que encorajem os alunos a compreenderem e a se familiarizarem com a leitura, a escrita e a linguagem matemática. Só assim o trabalho na sala de reforço ganha mais vida, fica mais elaborado e a todo o momento surge uma nova forma de entender o que ocorre com os nossos aprendentes, com o conteúdo que eles aprendem e, assim, o professor, quase que obrigatoriamente, dá um passo a mais na sua prática. Planejar não significa xerocar páginas interessantes do livro didático, mas trilhar novos caminhos em busca de metodologias inovadoras que auxiliem e contribuam para a formação de cidadãos críticos e ativos para atuarem nesse mundo globalizado
               por: Hozana Primo

RETOMADA DAS ATIVIDADES DO PROGRAMA GESTAR II


O programa GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR - GESTAR II procura garantir a qualidade do processo ensino-aprendizagem por meio de ações sistêmicas e estratégia de estudo individual e coletiva. A retomada das atividades com os cursistas de Língua Portuguesa tem por finalidade elevar a competência dos educadores e oferecer subsídios para que todos possam inovar a prática pedagógica e possibilitar um ensino de qualidade, onde os educandos desenvolvam suas competências e potencialidades. Através de depoimentos dos professores o programa irá mais uma vez contribuir para a diversificação do ensino, tendo em vista que no ano passado todas as atividades aplicadas foram extremamente importantes, pois os educandos realizaram todas as atividades propostas nos "avançando na prática" com muito interesse e dedicação. 
por: Gorete Souza - formadora do Gestar no Município

PROJETO DE LEITURA DA BIBLIOTECA






No último dia 19/04 teve início o "Projeto da Biblioteca Escolar de incentivo a leitura, uma das ações sem recurso do plano de ações do PDE-escola. O projeto iniciou-se com um momento de leitura realizado com o 5º ano da professora Maria do Socorro Santos do turno Vespertino. A idealizadora do projeto foi a competente bibliotecária Maria do Socorro Nóbrega (Corrinha de Davi), com o auxilio da coordenadora Maria Gorete Souza.A equipe administrativa que lançou o desafio está muito satisfeita com os resultados e parabeniza a excelente equipe de bibliotecárias : Maria do Socorro Nóbrega, Luzia Alves e a colaboradora Maria de Fátima nascimento, que com certeza estão desenvolvendo um trabalho muito significativo na Biblioteca escolar Maria da Luz Cavalcante.