sexta-feira, 4 de maio de 2012

A Escola Municipal Pres. Costa e Silva realizou a Semana Saúde na escola no período de 05 a 09 de março de 2012, com a parceria dos profissionais de saúde do PSF, através da enfermeira Tatiana, que montou todo o planejamento juntamente com os coordenadores escolares. A semana teve como objetivo alertar para a importância das boas condições de saúde para a melhoria no desenvolvimento pleno da criança /adolescente tanto na escola como na formação da cidadania, visando a aproximação da população com a Atenção Básica a Saúde. E contou com a seguinte programação: • Abertura: Apresentação do Programa PSE e convocação de todos para paticiparem da Semana da Saúde na Escola; • Atividades em sala de aula mostrando uma alimentação saudável e os prejuízos da má alimentação durante toda semana; • Visita da dentista em sala de aula – saúde bucal e agendamento para aplicação de flúor; Drª Elbanízia; • Palestra para família – Alimentação no combate a obesidade, palestrante: Drª Régia de Assis –Nutricionista; • Visita da equipe do PSF em sala de aula e agendamento da Avaliação antropométrica; • Exposição dos trabalhos realizados durante a semana em sala de aula. A abertura aconteceu dia 05 de março de 2012, contou com a presença do Secretário Municipal de Educação, professor Edivanaldo Dantas, pais, profissionais da Escola, alunos e os educadores que apresentaram a temática de forma criativa e motivadora chamando a atenção de todos para a semana. Toda a escola trabalhou a temática nas disciplinas de 1º ao 9º ano durante toda semana. Dia 06 de março recebemos a visita da equipe do PSF: enfermeira Tatiana, juntamente com os agentes de Saúde e auxiliares de enfermagem, visitaram todas as turmas apresentando o programa, e agendando a avaliação antropométrica. Dia 07 de março a dentista, Drª Elbanízia juntamente com a auxiliar Fátima fizeram a visita por sala, falando da importância da saúde bucal e agendando a aplicação de flúor. Dia 08 de março foi realizada uma palestra para a família com a nutricionista, Drª Régia de Assis, que abordou o tema: Alimentação no combate a obesidade. E a semana culminou com os cartazes expostos nas salas, referentes aos temas estudados. E na semana seguinte demos continuidade com a realização da avaliação antropométrica nos dias 21, 22 e 23 de março, e a aplicação de flúor nos dias 27 e 28 de março. Em conclusão a semana podemos observar o envolvimento de todos na temática e acreditamos que estamos iniciando uma nova cultura de parceria com a saúde que é de extrema necessidade para a escola e com a continuidade é que podemos fazer uma avaliação mais precisa, e já é notório a necessidade que a comunidade escolar tem com relação a Atenção Básica de Saúde. Diante das ações do Programa a comunidade escolar aguarda anciosa as próximas atividades do Programa.

Mobilização pela Educação

Participamos da Caminhada e Apresentações Culturais no dia da MOBILIZAÇÃO PELA EDUCAÇÃO, uma forma de chamar a atenção de todos pela  Educação Municipal, uma ação do Projeto:  Promovendo uma cultura de paz nas escolas.


                                                     Concentração na Praça de Eventos

                                                  Alunas apresentando um jogral

                                                      Dança com alunos de 6º ao 9º ano

A Escola Municipal Presidente Costa e Silva em ação!

A Escola Municipal Presidente Costa e Silva iniciou suas atividades com os alunos e professores neste ano de 2012, com uma proposta de trabalho dentro da linha sócio interacionista, visando a melhoria da qualidade de ensino. As atividades abaixo, destacam os trabalhos de nossos mestres e parceiros no nosso dia a dia.