segunda-feira, 23 de julho de 2012

ATIVIDADES REALIZADAS - SELO UNICEF- EDIÇÃO 2009 - 2012

EDUCAÇÃO PARA A CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO - SELO UNICEF


ESCOLA MUNICIPAL PRESIDENTE COSTA E SILVA
EDUCAÇÃO PARA A CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO
ROTEIRO TEMÁTICO: SAÚDE NA ESCOLA, NA FAMÍLIA E NA COMUNIDADE

QUESTÕES COMPLEMENTARES DA FICHA DE AVALIAÇÃO DA ESCOLA

4.O grupo referente a temática: Saúde na escola, na família e na comunidade teve início  no mês de março, o trabalho teve início com a semana da saúde na escola, abordando a questão da obesidade, e foram realizadas triagem com todos os alunos, com a equipe do PSF, todas as disciplinas se envolveram trabalhando questões de alimentação saudável e o que faz mal a saúde; a pirâmide alimentar, etc. As crianças recebiam um informativo com o seu IMC e as doenças que são causadas pelo descuido com  a saúde. Foi gerado um relatório com os índices de crianças e adolescentes obesos da escola, para posteriormente serem acompanhados pelos profissionais de saúde, como também apresentação de trabalhos em grupo e exposição de cartazes. O grupo de pesquisa foi entrevistar o Secretário de Educação: professor Edivanaldo Dantas que mostrou a existência do GTI, grupo de trabalho intersetorial do Programa Saúde na Escola, formado por três pessoas da saúde e três da educação e tem como meta trabalhar: atualização do calendário vacinal; avaliação oftalmológica, auditiva, bucal e psicossocial e  Saúde e prevenção na escola. No trabalho de pesquisa sobre a comunidade optamos por trabalhar o bairro que a escola está instalada, e fomos ao bairro, visitamos algumas residências e pessoas na rua, sobre como estava o atendimento as crianças e adolescentes do bairro, com relação a saúde e quais as doenças que mais afeta, entre outras. As entrevistas foram realizadas em grupo e individuais. Os profissionais entrevistados foram os seguintes:
·         Edivanaldo Dantas da Costa – Secretário Mun. de Educação;
·         Bernardete Nóbrega – Enfermeira;
·         Maria das Dores Nascimento Veríssimo – Agente de Saúde;
·         Rita Joaquim Feliciano – mãe e moradora do bairro Dinarte Mariz.
            As principais dificuldades encontradas foram relacionadas a disponibilidade de tempo de alguns envolvidos, como também algumas pessoas temerem em dar suas opiniões  sobre a saúde na atual gestão.

6.    Dentre os trabalhos desenvolvidos sobre a obesidade, e  após triagem,  vimos que tínhamos um número significativo de obesos na escola. E que se faz necessário um trabalho de conscientização entre pais e alunos. Oferecemos palestra com a nutricionista para alguns esclarecimentos. Entre os trabalhos realizados em sala de aula selecionamos  da  professora de ciências Aurivanda Donato, que deu aos alunos a oportunidade de construir a pirâmide alimentar e fazer um paralelo entre os hábitos alimentares de cada um. A educação alimentar foi um ponto primordial para fazer com que os alunos reconhecessem que uma alimentação saudável é essencial para o bom desenvolvimento do ser humano. Após as atividades os trabalhos foram expostos para que toda comunidade escolar tivesse acesso e foi possível segundo a professora, promover mudanças nos hábitos alimentares dos alunos. Salgadinhos e outros tipos de lanches prejudiciais a saúde aos poucos começaram a serem substituídos por frutas pelos adolescentes; as verduras também despertaram a curiosidade dos educandos. Receitas culinárias foram exploradas, como também exposição de alimentos e palestras educativas que serviram como base para o desenvolvimento do projeto. Destacamos também a aula do professor de matemática, Haroldo Balduino que aproveitou o assunto para ensinar o que é IMC, como também ensinar a calculá-lo e todos os seus alunos realizaram os cálculos e fizeram a exposição através de cartazes.
Todas as turmas e disciplinas de 1º ao 9º ano trabalharam durante o projeto questões ligadas a saúde na escola, na família e na comunidade. As mães também tiveram a oportunidade de participar de micro palestras, com a nutricionista Dra. Régia de Assis e com  o professor Crizaldo Marcelino de Educação Física com cuidados com o corpo.


7.    A Mobilização foi realizada através de convites para pais e pessoas da comunidade, liderança do bairro. E na escola as alunas do Grupo temático passaram em todas as salas com fantoches, mostrando o que é o SELO UNICEF e convidando representantes de sala para participar da mobilização. A comunidade participou de alguns encontros como a abertura da Semana da Saúde, as palestras com a nutricionista Dra. Régia de Assis, cuidados com o corpo com o professor de Educação Física, Crizaldo Marcelino e o curso de prevenção ao uso de drogas, com o instrutor cabo Lenilson do PROERD. Foram bastante participativas as atividades e a saúde era o assunto principal. Reunimos os líderes de sala dos dois turnos, alguns pais, professores, funcionários da escola, e a equipe direção para mobilizarmos e criarmos propostas para a melhoria da saúde em nossa comunidade. Convidamos a enfermeira Bernardete Nóbrega que fez uma amostragem da situação atual da saúde no município e todos os programas de atendimento a comunidade. Em seguida a aluna Clarice apresentou todo o trabalho realizado e exibimos o vídeo de sua entrevista com a agente de saúde, Maria das Dores Nascimento e todas as fotos do trabalho realizado. Logo após foi realizado uma dinâmica de divisão de grupos e a  elaboração das propostas para a melhoria da saúde em nosso município e concluímos os trabalhos com a apresentação dos grupos. Todas as propostas serão encaminhadas em carta para a Secretaria de Saúde e  Prefeito Municipal.


10. Segundo a aluna Clarice Santos Almeida Souza do 7º ano I e integrante do grupo de estudo, com o projeto do Selo Unicef, sua aprendizagem ficou muito mais avançada, porque, em primeiro lugar conheceu  o que era o Selo para poder ensinar aos  outros colegas, achou  ótimo o convite para participar desse trabalho, com as pesquisas feitas aos moradores do Bairro Dinarte Mariz, pois pode conhecer bem a realidade do bairro, como: as doenças, atendimento da saúde as crianças e adolescentes e a sua  aprendizagem mudou bastante porque  conheceu  quais  as doenças que mais afetavam o bairro. E ficou feliz por manter-se bem informada. Para a professora Aurivanda Donato as atividades realizadas levaram a várias discussões nas salas e os alunos demonstraram vários conhecimentos entre a redução dos salgadinhos e a redução das tiradas das verduras dos pratos que ocorriam na hora da merenda, como também a demonstração de interesse sobre o assunto, principalmente dos adolescentes. Já a mãe Simone Gomes da Silva gostou bastante dessa temática pois seu filho é um dos alunos que se encontra acima do peso, e o assunto chegou a sua casa mas seu filho ainda resiste a mudança alimentar, e foi levado a nutricionista e esta fazendo exercícios de  caminhada. E comentou que são assuntos como esse que a escola precisa tratar sempre e agradeceu a escola por estar tentando ajudar seu filho.


            11. É proposta da Escola continuar essa temática, pois nosso Plano Global, que tem como título: Promover a saúde, paz e a diversidade cultural no convívio escolar, nos leva a trabalhar durante todo o ano com a temática Saúde e também fomos contemplados  com o Programa Saúde na Escola, que está beneficiando nossas crianças e adolescentes. Estamos aguardando mais ações para o segundo semestre, como: atendimento oftalmológico, atendimento fonoaudiólogo, etc. As propostas da  comunidade durante a mobilização foram as seguintes:
                                     PARA MELHORAR O MUNICÍPIO:
Grupo  1
·         Acompanhamento de combate as doenças;
·         Mais visitas dos agente de saúde e ENDEMIAS;
·         Médicos diariamente nos PSFs e Hospital;
·         Mais cuidado com saneamento básico;
·         Melhorar o atendimento dos funcionário da saúde;
·         Reativar a sala de raio – X;
·         Modificar os cardápios escolares segundo orientação de um nutricionista.


Grupo 2
·         Ter médicos no PSF;
·         Melhorar o atendimento odontológico aumentando o número de vagas  para crianças e adolescentes;
·         Melhorar o saneamento básico (esgotos);
·         Melhoria no atendimento médico.

Grupo 3
·         Saneamento básico;
·         Melhorias no atendimento a crianças e o adolescente;
·         Acompanhamento dos agentes de saúde em algumas áreas;
·         Mais médicos nos PSFs e hospital.

Grupo 4
·         Material exclusivo no atendimento odontológico;
·         Investimento no saneamento básico;
·         Esgotamento das foças do bairro Dinarte Mariz.
·         Restauração  da pista de caminhada que faz bem a população;
·         Melhorar a alimentação nas escolas aumentando frutas, legumes e verduras;
·         Aumentar a quantidade de agentes de saúde e ENDEMIAS;
·         Campanha de combate a dengue com a participação de toda população;
·         Atendimento odontológico nas escolas.

Grupo 5
·         Falta de saneamento básico em alguns  pontos da cidade;
·         Atendimento odontológico insuficiente;
·         Falta de cobertura dos agentes de ENDEMIAS;
·         Falta dos agentes de saúde em várias áreas da cidade e condições de trabalho para os que atuam;
·         Falta de médico nos PSFs;
·          Mais atendimento hospitalar (acolhimento);
·         Mais visitas das enfermeiras;
·         Morosidade nos encaminhamentos de alta e média complexidade.

                Essas propostas foram vista pela equipe de direção e as que podem ser modificadas pela escola, vamos tentar melhorar e as demais encaminhar para a Secretaria de Saúde e Prefeitura Municipal para que sejam revistas. Estamos enquanto escola dando a oportunidade a nossa comunidade escolar através do trabalho do Selo Unicef de  buscar condições melhores para nossas crianças e adolescentes.