domingo, 29 de agosto de 2010

RELATÓRIO DO NOSSO TRABALHO

RELATÓRIO DE ATIVIDADES

A Escola Municipal Presidente Costa e Silva, situada na rua Balduino Guedes-175, nesta cidade de Equador-RN, é uma escola de ensino fundamental com turmas de 1º ao 9º ano e atende crianças e adolescentes dos 6 aos 16 anos totalizando em 2.010, 686 alunos.A estrutura física compõe-se de 12 salas de aulas,1 biblioteca,1 secretaria,1 sala de professores,1 laboratório de informática,1 cozinha,espaço para recreação,1 banheiro adaptado para alunos com necessidades educacionais especiais, 2 banheiros masculinos,2 banheiros femininos,1 sala da diretoria,depósito de merenda e sala de reforço.A equipe de funcionários compõe-se de 1 diretor,1 vice-diretor, 2 coordenadoras pedagógicas,4 secretárias,36 professores em sua maioria com graduação,10 A.S.Gs e 2 porteiros..Em 2010 a escola foi reformada utilizando recursos da Prefeitura Municipal de Equador e PDE/escola,adaptando todo ambiente com rampas,corrimãos,banheiros e alargamento de portas para atender melhor os alunos com necessidades educacionais especiais; a biblioteca também foi reformada para garantir conforto,acessibilidade e acima de tudo ser um espaço atrativo ao educando.

Em 2009/2010 foram adquiridos 70 conjuntos de carteiras com cadeiras, compra e entrega de fardas e kits escolares e compra de equipamentos tecnológicos e material esportivo. A avaliação e auto-avaliação é uma constante em nosso processo, pois assim detectamos os acertos e os erros da nossa administração e coletivamente planejamos ações para melhorar o atendimento ao aluno que é nosso principal foco, visando sempre garantir um ensino de qualidade.

Os projetos desenvolvidos durante o período de 2009 e 2010 objetivam elevar os índices de aprovação, reduzir a evasão, melhorar o relacionamento com os pais e dinamizar as práticas pedagógicas da escola. Entre as ações exitosas podemos destacar o reforço escolar que contribui para amenizar os problemas dos educandos com déficit de aprendizagem. O projeto “Copa de Futsal Masculino Troféu Eriely Medeiros Veiga” proporcionou um aumento no rendimento escolar dos alunos do sexo masculino e reduziu os índices de violência, pois as regras de participação estimulavam a melhoria da aprendizagem e comportamento. Várias outras ações têm sido desenvolvidas ao longo deste processo, destacando-se:

· Encontros Avaliativos com os segmentos que compõem a escola.

· Realização de eventos e reuniões dinâmicas com a participação dos pais, trabalhando-se temas diferenciados com o objetivo de aproximar a família da escola e contribuir na formação familiar.

· Acompanhamento do rendimento escolar dos educandos e informes dos resultados aos pais o término dos bimestres, com atendimento individualizado, em casos específicos.

· Realização de palestras informativas com profissionais da saúde com a temática sexualidade para adolescentes.

· Acompanhamento constante da freqüência dos educandos e realização de visitas domiciliares pela equipe administrativo-pedagógica com o objetivo de reduzir a evasão escolar e fortalecer os laços entre família e escola.

· Desenvolvimento de projeto de incentivo à leitura, realizado na biblioteca da escola o qual foi contemplado com certificado de reconhecimento pelo Fórum Potiguar de Escolas Leitoras.

· Implantação do projeto no Laboratório de Informática, visando o acompanhamento e auxílio aos alunos sobre o uso da informática como ferramenta de aprendizagem e o PROINFO programa que capacitou educadores para utilizarem com eficácia a tecnologia em sala de aula.

· Realização de aulas-passeio com o objetivo de favorecer a articulação entre a teoria e a prática.

· Planejamento das ações didático-pedagógicas, oportunizando-se uma maior reflexão entre a teoria e a prática tendo em vista um melhor desenvolvimento do educando no processo de ensino-aprendizagem.

· Acompanhamento permanente do recreio pela equipe administrativo-pedagógica, visando a mediação de conflitos com incentivo à brincadeiras através de atividades diferenciadas, proporcionando o desenvolvimento de talentos artísticos e combatendo a indisciplina durante este período.

· Projeto educar para promover a paz com a perspectiva de desenvolver ações de mediação de conflitos familiares e comunitários, visando o envolvimento de todos na construção de uma cultura de paz e a diminuição da violência.

· Projeto Seridó em alerta, discutindo-se a temática ambiental no contexto atual, contribuindo para a formação de uma sociedade mais consciente e preocupada com o meio ambiente e com os problemas a ele relacionados.

· Formação do Grêmio Estudantil como espaço de protagonismo juvenil, oportunizando-se vez e voz ao corpo discente ao mesmo tempo contribuindo para a melhoria da educação.

· Participação nas Olimpíadas de Língua Portuguesa, Matemática e Geografia, sendo a única escola da cidade a inscrever seus alunos na Olimpíada de Geografia, conseguindo classificação na fase regional do Desafio National Geographic;Viagem do Conhecimento.

· Realização de oficinas de saúde bucal com participação das odontólogas do PSF I e II e entrega de kits.

· Desenvolvimento do projeto Páscoa solidária através de arrecadação de alimentos e doação de cestas básicas às famílias de alunos carentes.

· Participação direta dos professores de Língua Portuguesa e matemática no programa GESTAR II – Gestão da Aprendizagem Escolar.

· Realização de gincanas educativas favorecendo a criatividade dos alunos e a socialização entre os turnos.

Vale salientar que todas essas ações têm contribuído diretamente para o aumento do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), pois se considerando os anos anteriores, percebemos a redução da evasão escolar bem como o aumento da aprovação.

Nossa visão de futuro é que buscamos ser uma escola reconhecida pela excelência de nossas práticas educativas, pelo trabalho participativo, criativo e inovador de nossa equipe, pelo respeito e valorização de nossos alunos, pais e colaboradores.

Equador-RN, 19 de agosto de 2010.


Edivanaldo Dantas da Costa

Diretor

Maria Gorete de Lima Vasconcelos

Vice-diretora

Maria Gorete Souza

Coordenadora 1º ao 5º ano

Maria Bernadete Santos

Coordenadora do 6º ao 9º ano